A Revista Ginga Brasil começou em 01 de maio de 1990, tendo como referência um trabalho anterior com a revista Pagodeiros que foi criada pelo Ozair que publicou revistas desde a número zero até a número 18,mais algumas especiais......
Assim como no trabalho anterior, a Revista Ginga Brasil tinha como objetivo uma função didática ,cultural e de informação e teve a intenção de facilitar o trabalho do músico nas cifras dos sambas.
Desde os 17 anos, o Ozair já mostrava uma uma forte tendência musical influenciado por seu primo: Jean Carlo, que foi um cantor conhecido na época da Jovem Guarda e por ele ser cego,ele o acompanhava em todos os eventos dos quais participava : rádio,TV , casas de shows,etc.
Assim , sua iniciação musical se deu através da influência de um músico profissional , dentre tantos outros com quem teve contato.
O Ozair tem formação na área da educação (pedagogo), onde trabalhou, inclusive promovendo eventos como Festivais de Música ,onde incentivava a participação dos alunos.
E foi num destes Festivais, que ao encontrar o Nenéri,pegou gosto pelo samba.
Num concurso para escolha do Samba enredo da Nenê da Vila Matilde, se tornou cavaquinista, ajudando esse amigo defendendo sua música nessa escola.
Tomando gosto pelo samba,foi se aperfeiçoando com o cavaquinho tocado na afinação de bandolim,seguindo o exemplo do amigo Ney do Cavaco.
Nessa época, quase não existiam cavaquinistas.Os poucos que haviam , eram disputadíssimos pelos Grupos de Samba.
Inclusive, deparava-se com apresentações de Grupos somente com instrumentos de percurssão,sem harmonia de violão e cavaco.
Na sequência foi convidado a participar do Grupo Samba Chic, no qual permaneceu durante alguns anos, inclusive participou do Festival Manchete de Pagode Sambalanço, do qual foi revelado por exemplo : Royce do Cavaco,Grupo Chora Menino,Grupo Algo Mais,etc.
Diante dessa situação, foi constatada a necessidade de um incentivo para o surgimento de mais cavaquinistas.Por isso a idéia das revistas para impulsionar o movimento do samba de forma mais adequada.
Hoje a Revista Ginga Brasil é considerada a melhor revista de cifras por músicos novos e pelos mais
experientes também e que historicamente tem uma parcela de contribuição no fortalecimento dessa representação cultural brasileira que é o SAMBA.
Comments