Vamos falar sobre RAPHA CAMPOS.
Nascido e criado em Carapicuíba-SP, Rapha começou a carreira no mundo musical aos 14 anos como roadie, levado pelo primo, Teko, que é baterista. Após alguns meses, passou a integrar – como percursionista – o grupo Futuro do Pagode, que, na época, dividia o palco com grupos expressivos como: Fundo de Quintal, Katinguelê, Sensação, Grupo Sampa, Grupo Luance, entre outros. Após quatro anos, quando o Futuro do Pagode se desfez, Rapha atuou como percursionista freelancer.
Aos 19 anos, entrou no Grupo Batukae como vocalista principal.
O Batukae participava das festividades regionais e também dividia o palco com grandes expoentes do Samba e do Pagode. Rapha é um dos fundadores do Projeto Cultural DaComu, em Cotia-SP, e Projeto Samba É Sério, em Carapicuiba-SP. Esses projetos continuam atuantes, realizando rodas de samba e atividades beneficentes cuja principal função é arrecadar e distribuir alimentos em áreas carentes da região.
Com o fim do grupo Batukae, iniciou sua carreira como backing vocal com: Rodrigo Fr., Grupo Jeito Manhoso, Grupo Sampagode, Na hora H, e trabalhou com os produtores André Santos e Fernando Bolacha.
Participou também como backing vocal da gravação do DVD Cidadã Da Adversidade, de Leci Brandão, gravado em 2012; e da gravação do Programa Ensaio com Serginho Meriti, acompanhando-o .
Após 20 anos de carreira musical e muitos pedidos dos amigos músicos, lança seu primeiro CD-solo de samba, com letras românticas e partido alto, composições próprias e com parceiros, e quem assina a produção é Jeferson B.A, e os arranjos, Rodolfo Madruga.
Além de continuar seu trabalho como cantor solo, desde o início de 2019 apresenta o Programa Canto do Samba com Rapha Campos na Rádio Paraty FM (87,5 Mhz) em São Bernardo do Campo – SP.
OZAIR REVISTA GINGA BRASIL E RAPHA CAMPOS
Comments