Marcelo Lima, músico, compositor, fundador e ex-integrante do Grupo Papo 10, nos concedeu uma entrevista, contando um pouco de sua trajetória.
O amor pelo samba vem desde tenra infância, pois aos 10 anos , ele já frequentava rodas de samba e ficava maravilhado observando a performance dos músicos, que o deixava motivado para aprender a tocar e cantar daquela forma.
Marcelo começou na carreira musical aos 15 anos. E o seu aprendizado se deu através de um amigo que havia comprado um cavaquinho e que emprestava para que ele pudesse aprender tambem. Tudo o que esse amigo aprendia, compartilhava com Marcelo.
Até que um dia, foram apresentados à REVISTA GINGA BRASIL, por outros amigos que tocavam a mais tempo.
Ele nos conta que se lembra de ter acesso a edição número 1 , o que o deixou emocionado.
Acometido por muitas dificuldades , Marcelo Lima não desistiu. Assim como tantos brasileiros, ele também passou por enchentes perdendo roupas, alimentos, e conta que ficou muito triste pois a chuva também havia levado suas Revistas Ginga Brasil que ele tanto gostava.
Marcelo acompanha a Revista Ginga Brasil, desde a revista Pagodeiros (tambem criada pelo fundador da nossa revista).
Era um fã de carteirinha: todo mês ele corria às bancas para comprá-la. E hoje ele está na revista, com matéria e música divulgada!
Cada vez mais ávido em aprender, já tocava em várias rodas de samba, quando foi convidado para participar do grupo Sensatez. Ao término do grupo , eles escolheram outro nome para os remanescentes.
Fizeram um sorteio e entre os nomes sugeridos o vencedor foi 100 segredo, e esse grupo foi o trabalho do Marcelo por muitos anos, até o momento que alguns integrantes mudaram seus rumos, e deram surgimento ao Grupo Dilema, apadrinhado pelo Grupo Toke Divinal, já que o grupo foi batizado com este nome , inspirados em uma música de seus padrinhos musicais. O Sr. João Batista ( Joãozinho Sem Compromisso) coordenava o grupo, como diretor musical.
Marcelo e Flavio (Xocolate) foram os precurssores.
Gravaram um CD com 12 faixas, com direito a tudo: Gravadora,produtora, fã clube e mega banda, festas de peão, shows para mais de 50 mil pessoas em diversos lugares do Brasil. Era a concretização do sonho e do trabalho bem feito.
Tinham como parceiros a Rádio Transcontinental através da Patrícia Liberato* , Tony Filho e Eloise Matos, Gravadora Play Art, dentre outros.
Mas , a vida é cheia de reviravoltas e os integrantes do Grupo Dilema se separaram. Foi então que surgiu o Grupo Flama , que era a junção de Flávio, Luciano, Alexandre, Marcelo e Anderson , além de significar Fogo, chama.
Participaram de muitos programas como Programa do Jacaré na NGT, Barlada , dentre outros.
O grupo também acaba, e Marcelo participa da fundação do grupo PAPO 10, pois era assim que se apresentavam: com um bom papo, um PAPO 10.
Papo 10 teve uma ótima trajetória, com vários CDs. O grupo também está presente na Edição 192 da REVISTA GINGA BRASIL.
Infelizmente, a um dia do lançamento do sucesso "Estou enloquecendo" na rádio Transcontinental, o vocalista da banda deserdou do grupo, acarretando o seu fim, trazendo muita frustração à todos, já que lutavam a mais de 15 anos por essa oportunidade.
Mas, como um bom batalhador, Marcelo não desistiu. E hoje em carreira solo, divulga suas composições, onde se destacam "Estou enlouquecendo" e a musica, interpretada pelo Grupo Papo 10: "Convivendo com a Solidão" , sucesso em varias rádios do Brasil e do mundo, nas redes sociais também.
Na Rádio Piatã de Salvador-BA, ficou entre as 10 mais tocadas.
Estou enlouquecendo - Marcelo Lima
Comments